Nota do PPGFil-UFSC sobre contingenciamentos de recursos da CAPES

07/12/2022 08:44

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina vem a público manifestar a sua mais veemente indignação e o seu profundo lamento pelo conteúdo da nota oficial da CAPES (leia aqui) publicada no início da noite de ontem, 06/12, que dá conta de que os contingenciamentos impostos ao Órgão pelo Ministério da Economia implicarão em atraso no pagamento das bolsas do mês de novembro, depositadas no início deste mês de dezembro, às dezenas de mestrandos e doutorandos bolsistas CAPES do Programa.

Nossas e nossos estudantes, em sua maioria provenientes de Estados e Regiões distantes da Grande Florianópolis e de Santa Catarina, dependem de tais bolsas para custear despesas básicas com moradia, alimentação etc., sem o que suas vidas de pesquisadoras e pesquisadores tornam-se insustentáveis. Esperamos reivindicações incisivas por parte da CAPES junto aos Ministérios e a todas as autoridades competentes, bem como somamos nosso grito de protesto àqueles das entidades científicas e da sociedade civil que pedem pela imediata desobstrução dos recursos financeiros para a regularização dos referidos pagamentos.

Registramos, por fim, nosso mais enérgico repúdio ao atual Governo Federal e ao seu Ministério da Economia que, nesse fim de mandato, infelizmente cumprem a sina que manifestaram desde seus primeiros dias: a de serem inimigos da Educação, das Universidades públicas, da Ciência, e, assim, das possibilidades de futuro de um país que só pesquisadoras e pesquisadores financiados com recursos públicos podem garantir.