Sobre o PPGFIL

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGFil-UFSC), atualmente avaliado com a nota máxima (7) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), foi criado em 1997 com a finalidade de desenvolver e de incentivar o estudo da Filosofia e a pesquisa de ponta nesta área em Santa Catarina e na Região Sul. Hoje, é um Programa de excelência consolidada e reconhecido como um dos melhores e mais importantes da área no Brasil. 

Sua missão é a de produzir pesquisa filosófica de excelência e formar recursos humanos qualificados em Filosofia, para que por meio da pesquisa e do ensino possam contribuir tanto para o desenvolvimento da disciplina quanto para o desenvolvimento de uma sociedade democraticamente estável. Nessa missão, a visão do PPGFil-UFSC prima pela busca incessante da excelência acadêmica tanto no ensino quanto na pesquisa, pela internacionalização de suas atividades, sendo ao mesmo tempo inclusivo e solidário. 

O Programa oferece cursos em nível de Mestrado e Doutorado, assim como estágios de Pós-Doutorado. Recebe estudantes com graduação em Filosofia, mas também de outras áreas do conhecimento. Ao longo dos anos, o PPGFil tem recebido estudantes estrangeiros, tanto mediante processo seletivo anual quanto por meio de projetos e acordos interinstitucionais, como com a Organização dos Estados Americanos (OEA), com a Radboud Universiteit de Nijmegen (Países Baixos) e com outras parcerias que garantem bolsas para ingressantes em fluxo contínuo, o que tem permitido que estudantes de países da Ásia, da África, da América Latina e do Caribe cursem pós-graduação em Filosofia no Brasil. 

De forma semelhante, o Programa integra um subprojeto CAPES-PrInt (Programa Institucional de Internacionalização) da UFSC, que, somando-se aos mais de 15 acordos, convênios e parcerias de cooperação com Universidades estrangeiras ao redor do mundo, permite estágios de pesquisa no exterior tanto para discentes quanto para docentes. Há participação e liderança de docentes em várias redes de pesquisa e parcerias formais financiadas, como no International Network on Quantum Mechanics, no Project O3: Our Brain, Ourselves, Our World: A Global Research Consortium in Neuroscience Ethics, no CAPES-COFECUB etc.

Com suas três áreas de concentração, quais sejam, (i) Ética e Filosofia Política, (ii) Epistemologia e Lógica e (iii) Ontologia, o PPGFil-UFSC apresenta a seguinte estrutura acadêmica: 1) Coordenação, composta pelo(a) coordenador(a) e pelo(a) subcoordenador(a); 2) Colegiado Delegado, composto pela Coordenação, por docentes representantes de cada área de concentração, por um representante discente do Mestrado e um representante discente do Doutorado; 3) Colegiado Pleno, composto pela Coordenação, por todos os docentes credenciados como permanentes, por um representante discente do Mestrado e outro do Doutorado. Há também uma Comissão de Bolsas composta pela Coordenação, por um representante docente e por outro representante discente.

O número médio de docentes que atuam no Programa varia entre 30 e 35. São docentes altamente qualificados e com expressiva produção bibliográfica, que atuam nas categorias de professor permanente, colaborador e visitante. As aulas ofertadas pelo PPGFil, que incluem disciplinas ministradas em língua estrangeira e/ou compartilhadas com docentes estrangeiros, seguem o calendário da Universidade, são ofertadas em regime semestral, e em geral correspondem aos meses de março-junho (1º semestre) e agosto-dezembro (2º semestre).

O PPGFil-UFSC edita e mantém três revistas científicas que se destacam na comunidade filosófica nacional e apresentam relevante perfil de internacionalização: a Principia: an international journal of epistemology (Qualis A1), a ethic@ – an international journal for moral philosophy (Qualis A2), e a Peri, revista de discentes do Programa (Qualis A4). 

Dissertações e teses defendidas no Programa têm sido premiadas e reconhecidas por sua qualidade por agências de fomento como a CAPES e o CNPq, ou por Associações como a ANPOF. No mais, teses de egressos ou resultados de pesquisa de pós-doutoramento têm sido publicados como livros por renomadas editoras brasileiras e estrangeiras.