EFA: A urgência da Arte – Encontro entre filosofia e arte

22/08/2018 11:01

O Encontro Entre Filosofia e Arte: a urgência da arte visa relacionar atividades artísticas e discursos filosóficos que trabalham ações ou narrativas acerca de urgências contemporâneas na vida pública. Em virtude da atual pluralidade dos meios de produção artísticos – desde o uso do corpo nu até a ocupação de espaços não convencionais – cabe um aprofundamento na discussão das dificuldades do público em receber e interpretar as matizes políticas das obras. O evento propõe, assim, um espaço para debate filosófico em torno dos eixos políticos presentes nas proposições artísticas contemporâneas: identidade de gênero; feminismo; questões étnico-raciais; apropriação cultural; entre outros. Em tempos nos quais não apenas estas urgências, mas até mesmo a voz do artista tem sido silenciada por “censores”, torna-se justa a abertura de um espaço para apresentação e discussão da arte.

O evento conta com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) e com a Secretaria de Cultura e Arte (SECARTE) desta mesma universidade.

O evento ocorrerá entre os dias 27 e 29 de agosto de 2018 na UFSC.
Link do cronograma: http://efa.blog.br/a-urgencia-da-arte/cronograma/