PROJETO DE EXTENSÃO: Ver, Pensar, Imaginar: estudo histórico das teorias das imagens e da formação humana

18/04/2019 10:58

PROJETO DE EXTENSÃO

Ver, Pensar, Imaginar: estudo histórico das teorias das imagens e da formação humana

CRONOGRAMA DE LEITURA

Carga-horária: 40 horas (20 horas presenciais e 20 de estudos individuais).

Local de realização: Centro de Ciências da Educação – CED – Sala 400 – Bloco C

Contato para interessados:

Frequência: 75% para receber certificado de participação

Público-alvo: Alunos e professores interessados nas discussões sobre imagens por uma perspectiva transdisciplinar, oriundos das licenciaturas e bacharelados da UFSC, como Pedagogia, Biologia, História, Matemática, Filosofia, Artes e etc..

Ementa: O objetivo geral desse projeto de extensão é olhar para as teorias educacionais desenvolvidas pelos filósofos ao longo da história (dos gregos aos nossos dias), tendo como recorte a reflexão deles sobre as imagens (como o reflexo, o simulacro, o ídolo, o ícone e o paradigma), a representação, a pintura, a arte e a fabricação, bem como a relação disso com os modos de ver, observar, entrever e olhar. Isso ocorre porque essas reflexões, muitas vezes dispersas, são constitutivas das concepções dos filósofos a respeito da formação humana. A expectativa é encontrar nesse recorte histórico das teorias da imagem a parte central da concepção de formação para cada um dos autores que possa servir de inspiração para o exercício da maestria.

Resultados esperados: Esperamos encontrar um campo frutífero de estudo e nos reconectar ao mesmo tempo com uma antiga tradição que coloca as imagens no centro da formação humana, da arte, da filosofia e da própria concepção de ciência e de seu ensino, lendo autores que valorizam e que criticam o papel da imaginação no desenvolvimento do pensamento humano. A expectativa é que isso resgate a tradição de uma educação do imaginário que não esteja aprisionada a uma racionalidade somente instrumental ou logicista. Através do conceito de imagem encontrado no centro das concepções formativas dos filósofos seremos levados à conexão da tradição de ensino da ciência e das artes com a imaginação.

O cronograma pode sofrer alterações.

Em breve os textos estarão disponíveis na pasta do projeto: https://goo.gl/dkqbfz

Outras informações: http://grafia.paginas.ufsc.br/2019/04/17/ver-pensar-imaginar/