Nota de repúdio do corpo discente do PPGFIL-UFSC

10/08/2018 17:07

O corpo discente da pós-graduação strictu sensu, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, da Universidade Federal de Santa Catarina, abaixo assinado, vêm manifestar seu mais completo e veemente repúdio com relação à situação exposta no Ofício nº 245/2018-GAB/PR/CAPES, assinado pelo Presidente da CAPES e direcionado ao Ministro da Educação.

O documento expõe manifestação do Conselho Superior da CAPES, ao Ministro, com relação ao teto orçamentário previsto em projeto pelo Governo para o próximo ano na Lei de Diretrizes Orçamentárias 2019 (LDO), aprovada no Congresso Nacional com a manutenção do orçamento da pasta, mas sujeita a veto pelo Presidente da República. O que, dentre outras consequências, apresentaria a situação alarmante, mas infelizmente não surpreendente, da possibilidade do corte de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, a partir de agosto de 2019, bem como o comprometimento à continuidade das iniciativas de cooperação internacional financiadas pela CAPES.

Diante desta situação, consideramos que:

A educação é um direito fundamental previsto no artigo 6º Constituição Federal de 1988, cuja eficácia imediata é garantida pela mesma norma, no artigo 5º, § 1º; assim como o incentivo estatal ao desenvolvimento científico, da pesquisa, da capacitação científica e tecnológica e da inovação, conforme previsão do artigo 218. E como todos os direitos sociais, não podemos pensar a educação fora da dinâmica de alocação de recursos do Estado, já que a efetividade de todo e qualquer direito fundamental, seja de ordem individual ou social, demanda recursos públicos e decisões quanto à distribuição desses recursos, por meio de políticas públicas.

O direcionamento das políticas públicas do atual governo demonstra de maneira concisa e evidente o descompromisso com a educação pública de qualidade. Desde o contexto da proposta, e consequente aprovação, da PEC do teto de gastos (PEC 241/55), que congela os investimentos em educação, dentre outros, pelo período de 20 anos; até a Proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2019, apresentada pelo Governo ao Congresso Nacional no primeiro semestre deste ano, que previa cortes decisivos para o colapso da já complicada situação do financiamento público da pesquisa em nível de pós-graduação.

O que vai de encontro à visão de uma nação autônoma científica e tecnologicamente; expõe a sociedade e prejuízos incalculáveis, dado o impacto das pesquisas desenvolvidas nos mais variados campos do conhecimento para o bem público; e, por isso, representa um ataque ao Estado de Direito e à ordem constitucional vigente. Razão pela qual resolvemos nos manifestar em favor do ensino público de qualidade, em defesa da universidade pública, das pesquisadoras e pesquisadores do nosso país e do financiamento público da produção científica e tecnológica; e contra o desrespeito aos artigos 6º, 5º, em seu §1º, e 218 da Constituição, bem como a eventual veto presidencial a LDO aprovada pelo Congresso Nacional.

Manifestamos, por fim, nossa solidariedade e apoio aos demais colegas também afetados por um eventual veto presidencial. A saber, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do Programa de Residência Pedagógica e do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor); bem como usuários e profissionais do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e do Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB). Todas e todos afetados da pior maneira possível, de acordo com o prognóstico do ofício que dá ensejo a esta manifestação, isto é, com a perspectiva de encerramento de suas atividades.

Florianópolis, 7 de agosto de 2018,

Hiago Mendes Guimarães
Angell Magri
Renato Cesar Cani
Michelle Belatto
Félix Pinheiro
Franco Rodríguez
Marina Coelho Santos
Rafael Batista Dias
Danilo Camara Caretta
Raíssa Marcelli
Rafael Link Pinto
Thor Veras
Paulo Thiago Schmitt
Gabriel Debatin
Ingrid Mathilde Meurer
José Ivan Rodrigues de Sousa Filho
Cláudio José Dutra
Norton Gabriel Nascimento
Italo Lins Lemos
Douglas Weege
João Willian Stakonski
Silvio Kavetski
Daniela Rosendo
Fabio Paulo Belli
Rubin Assis da Silveira Souza
Julio Tomé
Robson Rodrigues Carvalho
Kelly Janaína Souza da Silva
Patrícia Costa da Silva Baehr
Pedro Paulo Scremin Martins
Diego Rodstein Rodrigues
Karine Rossi Pereira
Vitor Medeiros Costa
Kariane Marques da Silva
Bárbara Buril Lins
Nayara Barros de Sousa
Vanessa Delazeri Mocellin
Luís Felipe Netto Lauer
Francisco Xavier Caprario
Diego Luiz Warmling
Lauro de Matos Nunes Filho
Cleiton Rodrigues Imamura
Eduardo de Borba
Luiz Helvécio Marques Segundo
André Luiz de Souza
Raquel Bavaresco Cipriani Xavier