Ontologia

Área de Concentração em Ontologia

Linhas de Pesquisa:

A área de Ontologia possui as seguintes linhas de pesquisa:

1. Ontologia e Método

Estudo de questões de ontologia e  linguagem, com enfoque nos seguintes temas: ontologia formal e material; análise categorial e diferença ontológica; gramática e metafísica; teorias da predicação; análise de conceitos clássicos da metafísica. Estudo de questões ontológicas e fenomenológicas, com enfoque nos seguintes temas: descrição, constituição e desconstrução fenomenológica do sujeito e do objeto; discurso e condição humana.

2. Estética e Filosofia da Arte

Estudo de questões ontológicas e metafísicas relativas ao belo artístico e natural, com enfoque nos seguintes temas: belo e sublime, natureza e arte, gosto e gênio, fundação da estética como disciplina filosófica, teorias da sensibilidade, sistema da arte e beleza na contemporaneidade, fim da arte, fim da estética, fundamentos filosóficos da filosofia da arte.

3. Ontologia, Mente e Metapsicologia

Estudo de questões ontológicas relativas aos fundamentos da psicologia da Gestalt, da psicologia fenomenológica, da psicanálise e de seus desdobramentos. Estudo de questões de psicologia filosófica relacionadas à natureza do mental (filosofia da mente) e estudo do problema da unidade das ciências humanas.