Outorga de Título de Professor Emérito da UFSC ao Professor Selvino José Assman

21/07/2016 20:41

Informamos que na tarde de ontem, dia 20 de julho, o Conselho Universitário aprovou, por 49 votos, a concessão do Título de Professor Emérito da UFSC a Selvino José Assmann. Parabenizamos o nosso colega por este título – um dos mais altos graus de reconhecimento que a sociedade pode prestar à sua obra – e nos juntamos a todos aqueles para quem a dívida permanente com o impacto de seu vigor filosófico nunca poderá ser saldada.

Segue o parecer do Conselheiro Eugênio Simão:
“O conjunto da obra do Professor Selvino vai muito além dos autos deste processo, não caberia síntese a um construtor de sonhos e de universidades, um pensador, um filósofo, professor, autor, editor, orientador, gestor, tradutor de G. Agamben, hoje aposentado, hoje voluntário. As 46 páginas de seu currículo Lattes também não lhe fazem justiça, mera compilação estática que não captura o dinamismo de sua atuação transformadora e apaixonada pelo conhecimento interdisciplinar e transversal as ciências humanas, bem como por esta Universidade, sua casa dos sonhos, sua usina filosofal. Em 40 anos, publicou 12 livros, 14 capítulos de livros, 23 artigos em periódicos, 30 artigos em revistas, apresentou trabalho em 26 eventos acadêmicos, participou de 62 bancas de mestrado, 66 de doutorado, 41 orientações e 33 teses, supervisionou 3 projetos de pós-doutorado e atualmente orienta 2 doutorandos e 9 mestrandos além de gerar diversos escritos sobre Filosofia Política aplicada à vida política brasileira.”

selvino